OUYA – O incrível console de 99 dólares

Os fãs de software livre estão empolgados com o OUYA, um novo console baseado em software livre, que roda o sistema operacional Android. O pacote básico, vendido por 99 dólares, inclui o console – que na verdade é uma “caixinha”, além de dois controles sem fio, bastante semelhante ao utilizado no Xbox.

Console e controle OUYA
Ouya – um novo console baseado em plataforma livre. Fonte: Ouya.tv

O Ouya tem um hardware bastante interessante:

  • Processador Nvidia Tegra 3
  • 1 Gigabyte de memória RAM
  • 8 Gigabytes para armazenamento (expansível por USB)

Para desenvolvedores, é oferecido o kit de desenvolvimento de forma inteiramente gratuita. Entretanto, existe uma observação: todos os jogos da plataforma devem ser disponibilizados de maneira gratuita para testes. O desenvolvedor poderá aferir receita a partir de itens extras dos jogos, ou então oferecendo um período grátis de experimentação, com uma versão paga.

O mais interessante é que o desenvolvimento foi feito por Yves Béhar, que ficou famoso ao desenvolver o Notebook OLPC (One Laptop per Children, projeto cuja meta era desenvolver um notebook custando menos de US$ 100,00).  Seria o preço do console uma mera coincidência?

Atualmente a plataforma já conta com 201 jogos, e seu primeiro lote na Amazon foi inteiramente vendido.

Uma das grandes polêmicas do console serão relativas à pirataria, já que o console é capaz de rodar diversos jogos de videogames mais antigos, através de emulação. Particularmente, tenho uma opinião a respeito do abandonware, situação clássica destes jogos. Uma vez que a produtora entendeu que não é mais possível ou viável vendê-los, deveriam imediatamente pertencer a uma espécie de “domínio público para uso pessoal”.

Neste vídeo você pode conferir a análise a partir de uma versão destinada a desenvolvedores (ainda sem cores definidas).

O mais legal do console, por ser baseado numa plataforma de softwares livres, é o fato de que pode ser modificado para se tornar mais completo ou interessante, conforme a necessidade. O padrão utilizado para a comunicação dos joysticks é o bluetooth, que permite a integração de qualquer “manete”, inclusive do Play Station 3 (as do Xbox não, porque pertencem a uma tecnologia proprietária).

Interessado? Alguns revendedores já disponibilizam à venda no Mercado Livre, mas devido ao enorme sucesso, talvez seja difícil encontrar um por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *