Auxílio-saúde é reajustado, alguns servidores passam a receber a partir de julho

A partir de 1º de junho de 2022, o limite de ressarcimento do auxílio-saúde foi reajustado, conforme Ato Conjunto PGR/PGT/PGJM/PGJDFT n. 1, de 16 de maio de 2022, passando de 5% para 8% da base de cálculo, que é composta pela soma de Vencimento Básico, GAMPU e, se for o caso, Função de Confiança ou Cargo em Comissão.

Desta forma, dada a metodologia de funcionamento, os efeitos financeiros devem ser observados a partir dos pagamentos efetuados no mês de julho, já que o ressarcimento é feito referente às despesas do mês anterior. Com o reajuste, alguns servidores passam a receber o benefício, mas muitos ainda não receberão, devido ao desconto relativo à participação da União, que corresponde a R$ 235,72 por beneficiário (titular e dependentes).

O simulador de salários do MPU calcula o limite disponível ao servidor. Para isto, basta informar no formulário o número de dependentes do auxílio-saúde, conforme imagem abaixo:

O simulador fornece, nas últimas linhas do cálculo, os valores relativos aos tetos disponíveis referentes aos meses de janeiro a maio de 2022 (5%), e ao novo limite, vigente a partir de junho (8%):