Onde Estudar TI? Codeacademy

Hoje a série Onde Estudar TI apresenta o Codeacademy, talvez um dos jeitos mais inovadores e divertidos de aprender programação. Basicamente, a metodologia dos cursos é baseada em pequenos desafios em que você constrói a programação diretamente na tela, e executa comandos na linguagem nativa.

Site Codeacademy.com
Um visual de como é a página inicial do Codeacademy, já com um terminal destacado.

Uma das restrições de acesso é que os cursos ainda são baseados em inglês. Até já houve o esforço de internacionalizar parte do conteúdo do site, como menus e frames, entretanto o conteúdo dos cursos, bem como sua execução, exigem algum conhecimento mínimo da língua para que se possa compreender os exercícios que são pedidos bem como as correções de eventuais erros.

O mais legal é o espírito colaborativo do site. Não apenas tem o objetivo de que as pessoas aprendam, mas também podem contribuir criando novos cursos.

Atualmente, o codeacademy oferece cursos na área de Fundamentos da Web, jQuery, JavaScript, Projetos, Python, Ruby, PHP e APIs.

Assim como o Microsoft Virtual Academy, o site também é baseado no conceito de gamefication, ou seja, a cada etapa concluída, você ganha pontos, e sobe num ranking. Isto torna a intensa interação com o site ainda mais divertida, e de certa forma, pode servir para depois você colocar num currículo uma elevada pontuação em cursos nesta área, para atestar conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *