Apresentada prévia do simulador de reajustes do Judiciário e MPU para os anos de 2023 e 2024
Foi disponibilizado no endereço http://josebarbosa.com.br/pcs simulação contendo a previsão de reajustes para servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União para os anos de 2023 e 2024.
Trata-se de uma prévia, que considera as informações disponibilizadas até o momento, considerando a inclusão da previsão das despesas em proposta orçamentária encaminhada pelas instituições, ainda sem um projeto de lei.
Desta forma, o reajuste foi distribuído em parcelas, consideraendo que:
- Ambos os órgãos vão dar reajuste de auxílios no teto, a partir de janeiro (já que não dependem de lei), ainda que, neste momento, a proposta orçamentária do MPU contemple apenas 7%;
- O MPU não confirmou que iria acompanhar o índice do judiciário de 18% (que significaria mais uma parcela, mas entendo como provável, e mesmo que não ocorra, basta considerar até a parcela n. 3);
- A estratégia de reajustes das funções e cargos em comissão seria diferenciada: o MPU daria reajuste integral a partir de julho de 2023, tendo como referência um alinhamento às CCE’s do Poder Executivo, ao passo que o judiciário daria um reajuste linear de 18%, e parcelado, assim como nos vencimentos básicos.
Assim que houver atualizações decorrentes da tramitação do projeto de Lei, o site será atualizado para adequar à situação.
Além das notícias acerca da inclusão das rubricas para reajuste divulgadas, a planilha atualmente segue os seguintes documentos: documento1, documento2.
Se possível inclui a funcionalidade na calculadora que insere a progressão, bastando optar por essa função e especificando o mês que ela ocorre
Entrei pra escrever justamente isso. Não manjo nada de desenvolvimento, mas creio que pro Barbosão deve ser fácil implementar isso.
Outra coisa que não funciona, mas acho que seria mais trabalhoso porque é diferente em cada tribunal, é o desconto do plano de saúde.
Vai ter, mas aí dependo de ter uma precisão das datas das parcelas. Por enquanto, estamos só na suposição.
Considera dia 1° dos meses que foram estipulados. Da mesma forma com a progressão, considera dia 1° do mês assinalado.
Inclui como ficarão os reajustes da FC e CC também, após a equiparação com as do Poder Executivo. Eu pesquisei, mas não consegui encontrar o parâmetro de equipação.
Ela foi tratada num PGEA próprio, correlacionando com as CCEs.
Já está considerando, observe que o valor é reajustado, de uma só vez, na primeira parcela.
Mas não vai ser escalonado também não?
A divulgação e reserva orçamentária foram para pagamento em uma única parcela. Se houver alteração com os PL’s, será ajustado.
Essa discussão de aumento de FC é apenas no MPU ou tb no PJU?
PJU também, mas a princípio a proposta é de reajuste linear de 18% (mesmo índice no VB) e parcelado.
Obrigado! Esses 18% no VB já é pouco. Agora, na FC é irrisório.
O MPU adotou um caminho diverso, que é de equiparação com a carreira comissionada do Executivo. Não é exatamente igual, porque lá são 17 escalões, e a nossa 10, mas dá um bom reajuste (em geral, aproximadamente R$ 600,00), beneficiando mais as FC’s, que estão sem reajuste significativo, praticamente, desde 2002 (em 2006 aumentaram em razão do reajuste da opção).
Aproveitando: você sabe como acompanhar a chegada no PL no CN? Isso já ocorreu ou PL está parado no STF?
A mais prática é acompanhar os próprios meios de divulgação interna e dos sindicatos/associações, quando protocolar certamente vira notícia.
ou, se quiser, ficar pesquisando o acompanhamento no site da Câmara, mas isto é mais efetivo apenas quando se tem notícia de algum acordo ou substitutivo. Até o momento, não foi apresentada a minuta do PL.
Sugestão; O auxílio-creche é concedido até os 5 anos e 11 meses. Ao marcar o auxílio-creche, poderia abrir para informar a data de nascimento e com isso daria para calcular até a parcelas em que ainda existirá o benefício, e as sem ele. Imagino que dê trabalho a execução, mas quem gosta de programação gosta de desafios, então se segue aí.
Vi a minuta do plano do PJU e não vi mada de reajuste sobre a GAJ.
PL 2442/2022
Reajuste das funções ficou ruim.
Você fez a simulação da execução dos 13.23%.
Descobri o site hoje, Jose Barbosa, parabéns pelo trabalho! Simulações de aposentadorias são bem vindas, penso que fica para trabalhos futuros, o assunto não me parece tão trivial.