Curso de JSF

Olá, pessoal!

Tenho intenção de utilizar este espaço como divulgação de conhecimento, especialmente rotinas mais práticas, em que há muitas dúvidas, carência de material, ou normalmente o assunto é tratado de forma bastante pesada, teórica, sem focar tanto os aspectos práticos.

Pretendo ir escrevendo pequenos e médios cursos sobre determinados temas da área de TI. A princípio, até pelo potencial interesse e mercado, bem como algumas vezes ocorre a carência de bons materiais, em português, focarei aqueles assuntos ligados a concursos públicos. Também, dentro desta área, vou utilizar aquela que tenho mais afinidade, a de desenvolvimento.  

A princípio, tenho alguns assuntos como prioritários: banco de dados, governança corporativa, programação para a web, engenharia de software. A ideia é aliar um bom material teórico a uma experiência prática, não tão profundamente a ponto que poderia escrever um livro (quem sabe depois), mas mais profundamente que um simples artigo sobre algo. Algo como, por exemplo, não fazer uma página web tão complexa, mas analisá-la profundamente, explicando o sentido de cada tag, o que desejo fazer, qual embasamento teórico, e links para estudar mais profundamente o assunto tratado.

Decidi que o primeiro “curso” será o de JavaServer Faces(JSF). Trata-se de um framework utilizado na construção de páginas web com Java, e já virou padrão de mercado.  É o framework que será cobrado no concurso de Analista em Tecnologia da Informação do MPOG, por exemplo Basicamente, adota o modelo MVC, permitindo a separação de tarefas de desenvolvimento e design, e agiliza a construção de websites em Java. Além disto, já possui alguns frameworks que atuam sobre ele tornando as páginas ainda mais belas e completas, como primefaces ou richfaces.

Devido à complexidade cada vez maior de aplicações e os requisitos de segurança, seja uma tecnologia adotada por um número cada vez maior de usuários, empresas e desenvolvedores. Embora tenha uma curva de aprendizado relativamente pesada, as vantagens em segurança, reaproveitamento de código e facilidade de manutenção compensam o investimento nesta área.

Então, a princípio, colocarei um tema por semana, e adotarei como referência o livro Core JavaServer Faces, de David Geary e Cay Horstmann, além de outros que lidam com programação java para a Web. Infelizmente, tenho a 2ª edição, quem for se interessar em adquiri-lo, procure pela 3ª, que já trata da versão 2.0 do framework. Entretanto, creio que ele atenderá perfeitamente ao objetivo, sendo complementado, no que for necessário, com outros artigos a respeito do JSF 2.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *