Disponibilizado código-fonte de DOS e Word

O Computer History Museum (Museu da História da Computação) conseguiu nesta semana um acordo com a Microsoft para a liberação do código fonte do Sistema Operacional MS DOS e também do Word for Windows versão 1.1. Este museu é conhecido por ter como objetivo preservar a história dos softwares, notadamente aqueles usados no início da computação, em que a liberação do código fonte, como no caso, não interfere nos interesses comerciais, entretanto podem atender à finalidade educacional. Por mais que o software possa estar defasado, o simples acesso ao código e ver materializada a teoria que se vê em sala de aula pode ajudar estudantes de TI a desenvolverem soltares melhores.

Softwares MS DOS e Word
Caixinhas do MS DOS e Word for Windows – Fonte: Site da Revista Info

Para o MS DOS, estão disponibilidades as versões 1.1 e 2.0. Originalmente, era conhecido como QDOS (Quick and Dirt Operating System, ou Sistema Operacional Rápido e Sujo), e foi desenvolvido por Tim Patterson, funcionário da Seattle Computer Products. Paul Allen, que fundou a Microsoft juntamente com Bill Gates, conhecia Tim, e graças a um engenhoso acordo financeiro, a Microsoft passou a fornecer o então rebatizado PC-DOS para os computadores IBM, bem como rebatizou para MS DOS a versão para outros computadores pessoais. Dizem que enquanto a Microsoft começou aí seu caminho para a fortuna, a empresa que desenvolveu recebeu apenas 50 mil dólares (eu programo, tu programas, ele programa, nós programamos, vós programais e eles vendem e ficam com o dinheiro). Chama a atenção o fato de que o sistema operacional inteiro na sua primeira versão ocupa menos de 1 Megabyte, menor do que muitas aplicações relativamente simples para celulares.

Já no caso do Word for Windows a versão é a 1.1a, que ficou relativamente famosa por ter conseguido superar o Word Perfect, até então a plataforma dominante em editores de texto (e até hoje disponível).

Onde estudar TI? Promoção Packt Publishing Bonanza

A Packt Publishing, empresa especializada em publicação de livros e ebooks na área de tecnologia da informação, está com uma promoção imperdível até o próximo dia 3 de janeiro: TODOS, sim, TODOS os seus ebooks por preço fixo de 5 dólares, inclusive lançamentos e mais vendidos.

Para acessar o site da promoção, vá no seguinte endereço:

http://www.packtpub.com/ebookbonanza?utm_medium=email&utm_campaign=Ebonanza+Deal+batch+8&utm_content=Ebonanza+Deal+batch+8+CID_3ec11f8abffac84cef5a074d6d7c9011&utm_source=Campaign%20Monitor

Promoção Bonanza Packt Publising
Promoção Bonanza Packt Publising

Infelizmente, nem tudo é perfeito. A maioria dos ebooks está em inglês, mas também abrangem áreas de conhecimento em que muitas vezes não existe nenhum título nacional equivalente. O bacana é que os livros são livres de DRM, que é um problema muito sério em certas editoras, como a Saraiva, por exemplo, em que pelo simples fato de já ter acessado o mesmo ebook por um certo número de dispositivos diferentes, não consigo mais acesso a determinado livro no meu computador mais atualizado. Embora já tenha reclamado, ainda não foi dada solução. Outras editoras até tem um DRM bastante restrito, mas permitem ferramentas com as quais é possível desabilitar máquinas já antigas.

Alguns títulos são muito bons, há um universo gigantesco de cookbooks (receitas de bolo), livros de diversos assuntos voltados tanto para usuários iniciantes como experientes. São quase 2.000 títulos. Apenas na categoria de desenvolvimento de jogos, por exemplo, há mais de uma centena de títulos disponíveis!

As compras podem ser feitas através de cartão de crédito internacional ou via paypal.

Motorola abre código de smartphone Moto G

A Motorola anunciou nesta segunda-feira que o código do seu smartphone Moto G passou a ter o código aberto, com página disponibilizada no portal SourceForge (clique para acessar).

Moto G - Divulgação Motorola
Moto G – Divulgação Motorola

O aparelho, que já chamou a atenção por ter tido seu lançamento mundial anunciado no Brasil, onde é fabricado, e pela ótima relação custo x benefício (com modelos custando a partir de R$ 649,00) quer continuar chamando a atenção do mercado. A princípio, a simples disponibilização do código ao público não gera benefícios. Entretanto, permite que desenvolvedores estudem o código e possam melhorá-lo. Sem a menor dúvida, a maior vantagem é a de que se torna muito mais simples implementar futuras versões do Android, que já tem naturalmente código aberto, e reduzindo bastante o prazo de implantação e eventuais bugs que tanto prejudicam aqueles aparelhos que mesmo tendo uma configuração bastante robusta sofrem com atualizações demoradas pelos fabricantes, isto quando chegam a ocorrer.

O Moto G vem equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 400 (quad core), tela de 4,5 polegadas com resolução de 720×1368, até 16 GB de armazenamento interno. No lançamento, utilizava a versão 4.3 do Android (Jelly Bean), mas já com prometida atualização para a 4.4 (conhecida como Kit-Kat). Há três versões, sendo que uma delas é compatível com dois chips.

 

Onde Estudar TI? BrasilMaisTI

O BrasilMaisTI é um projeto que tem por objetivo fomentar jovens a ingressarem no mercado de Tecnologia de Informação, um dos que mais cresce no mundo e que tende a haver um crescimento na carência de profissionais especializados.

O portal oferece cursos de treinamento, com destaque para formação de programadores nas linguagens Cobol, Java e .Net, além de uma comunidade virtual e um portal de vagas de empregos. Há também uma comunidade onde os futuros desenvolvedores podem trocar ideias e conhecer novos projetos.

brasilmaisti
Clique para acessar o site BrasilMaisTI

Onde Estudar TI? Revista LibreOffice

A série Onde Estudar TI? apresenta hoje a Revista LibreOffice Magazine. Eletrônica e inteiramente gratuita, ela foi lançada no final de 2012 e já conta com 6 edições publicadas, e pode ser acessada no seguinte endereço:

https://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

LibreOffice já se encontra na versão 4.1 Fonte: LibreOffice.org / Divulgação

O objetivo da revista é atingir a vários tipos de público, desde usuários a até técnicos. São apresentados assuntos como recursos da suíte, dicas de programação e até mesmo outros temas que envolvem o mundo do software livre.

 

Onde Estudar TI? IBM developerWorks

A série “Onde Estudar TI?” de hoje apresenta o site developerWorks, mantido pela IBM, onde há cursos, apostilas, tutoriais e aplicações, com notável influência de desenvolvimento baseado em Cloud ComputingDesenvolvimento Móvel e tecnologias OpenSource,  além de artigos sobre o IBM Rational, o famoso modelo de desenvolvimento de software criado pela companhia.

Página Inicial do developerWorks
Página Inicial do developerWorks

Continue reading “Onde Estudar TI? IBM developerWorks” »

Onde Estudar TI? Codeacademy

Hoje a série Onde Estudar TI apresenta o Codeacademy, talvez um dos jeitos mais inovadores e divertidos de aprender programação. Basicamente, a metodologia dos cursos é baseada em pequenos desafios em que você constrói a programação diretamente na tela, e executa comandos na linguagem nativa.

Site Codeacademy.com
Um visual de como é a página inicial do Codeacademy, já com um terminal destacado.

Continue reading “Onde Estudar TI? Codeacademy” »

Onde Estudar TI? Next Generation Center (Intel)

Hoje a série “Onde Estudar TI” apresenta o que talvez seja um dos mais completos sites para qualificação nas áreas de tecnologia de informação disponíveis em português que já vi, o Next Generation Center, bancado pela Intel. Para acessá-lo, clique na figura abaixo:

Homepage do Next Generation Center
Homepage do Next Generation Center

Continue reading “Onde Estudar TI? Next Generation Center (Intel)” »

Onde Estudar TI? Microsoft Virtual Academy

Além das aulas que pretendo postar, também vou indicar aqui no site alguns cursos online, preferencialmente gratuitos, que sejam úteis ao profissional em formação ou que deseja se manter atualizado na área de Tecnologia da Informação. Estes posts serão identificados como a série Onde Estudar TI?.

Microsoft Virtual Academy Homepage
Homepage da página de cursos Microsoft Virtual Academy

A primeira sugestão que vou colocar é a Microsoft Virtual Academy Continue reading “Onde Estudar TI? Microsoft Virtual Academy” »