Sobre

Esta é a página de José Antonio dos Santos Barbosa, funcionário público do Ministério Público da União (MPU).

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2012), pós graduado em Engenharia de Sistemas pela ESAB (2014), atualmente é mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa – UFV e cursa especialização em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito – EPD.

O objetivo é criar um canal para tratar de diversos assuntos, em especial desenvolvimento web, pesquisas, artigos e software livre. Pequenas dicas, configurações e outras soluções. Muitas vezes, pelo fato de ser da carreira pública, dicas de concursos e/ou como funciona a máquina pública também poderão ser temas tratados.

Atualmente, tenho contribuído nos seguintes sites:

  • Itnerante: conteúdo específico da área de TI para concursos públicos
  • pcsja.org: discussão sobre planos de cargos e salários dos servidores do MPU e Judiciário (moderador)
  • Forum Correioweb: atualmente comento um pouco na área do MPU, e tenho acompanhado os concursos do Ibama.

Minhas linhas de pesquisa envolvem TI verde, computação em nuvem e dados abertos, em especial num cenário de transparência da administração pública. Clique aqui para acesso ao currículo lattes.

Seja bem vindo, qualquer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato com através de jose@josebarbosa.com.br ou no meu perfil no Facebook.

Eu e Meire

56 thoughts on “Sobre”

  1. OLÁ!

    JOSÉ BARBOSA GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO BLOG.
    PARA VOCÊ ENTENDER O CASO SEGUE O LINK PARA CONSULTA: http://WWW.CNMP.GOV.BR/PORTAL/INDEX.PHP?OPTION=COM_CONTENT&VIEW=ARTICLE&ID=2158:CONCURSO&CATID=3:NOTICIAS-PRINCIPAL&ITEMID=222
    NO CORPO DA NOTICIA TEM O VOTO DO RELATOR.
    MINHAS DÚVIDAS SÃO SOBRE A SOBERANIA DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO CNMP:

    1º AS DECISÕES SÃO SOBERANAS?
    2º UM PCA TRANSITADO E JULGADO PODE SER CONTESTADO?
    3º ALGUNS DIAS ATRÁS MEU PCA FOI JULGADO PROCEDENTE E VENHO ACOMPANHANDO O ANDAMENTO E CREIO QUE TEREI UMA POSSIVEL NOMEAÇÃO EM BREVE, CORRO ALGUM RISCO EM TOMAR POSSE, É O 6º CONCURSO DE 2010 QUE EXPIROU DIA 17/11/2012?

  2. Oi José, ainda não tomei posse, então não tenho o e-mail funcional… então, só conseguirei a senha para solicitação de permuta após a posse? Fiquei lotada na PRT 2ª de SP e queria ir para Guarulhos…

    1. Sim, inclusive, por enquanto só habilitei para o MPF (ainda preciso importar os dados de servidores do MPT, e vai ser tudo “na unha”, ainda vou gastar um tempinho). Mas acompanhe, que logo o MPT também estará habilitado.

    1. Normal, é, mas com a edição da portaria 424, que recomenda que sejam feitos apenas dos concursos de remoção por ano, preferencialmente em fevereiro e agosto, ainda não sabemos como fica a situação.

    1. Sim, são oferecidas as vagas que sobraram, bem como as necessárias para movimentar os servidores removidos. Em nível nacional, o número de vagas é igual, só a distribuição desta quantidade é que muda.
      Nos dois últimos concursos, a única exceção a esta regra é o fato de que servidores do CNMP poderiam “voltar” para o MPU, mas ninguém pode “ir” para lá.

  3. Olá José!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site, o mesmo é muito bom em “tirar dúvidas” dos concurseiros, principalmente com relação às carreiras do MPU, que é o meu caso. Tenho uma pergunta para você: Como posso saber se o pessoal chamado para o cargo de Técnico do MPU-Administração, realmente tomou posse? Existe algum lugar específico?
    Bem, é o seguinte: Estou em 22º na lista de SC, e já chamaram 15 na primeira “leva”, e sei também que existem mais 3 vagas remanescentes do concurso de remoção (conforme você já apontou a publicação no DOU). Sabe como é… a ansiedade é grande, então será que tem como termos uma prévia de quantos serão chamados para SC na próxima chamada?
    É isso… e muito obrigado por esta ferramenta!
    Abraço!

  4. Ola José Berbosa,

    Escrevi um post recentemente, mas acho que não enviou.
    Entrei em exercício como analista processual no MPF de São Jõao del Rei em setembro.
    A cidade é bem legal, os colegas todos também. Mas, por motivos pessoais, tenho interesse em voltar para a Belo Horizonte (tanto MPF quanto MPT). Sei que a permuta pode demorar bastante, então resolvi me antecipar. Vc sabe se existe um site, um grupo em que eu possa deixar meu contato caso alguem se interesse em permutar comigo?
    Informo também que duas técnicas da minha unidade estão deixando o MPF enta semana pois foram aprovadas em outros concursos.
    Att, Lenita

    1. Eu até ia fazer um sistema, mas ele está parado. O sindicato (Sinasempu) coleta nomes e acho que vai fazer algo semelhante.

      Entretanto, sem querer desanimá-la, creio que sem a volta da relotação é preciso aguardar pelos concursos de remoção até surgir uma vaga em Belo Horizonte, não costuma haver muito interesse dos servidores por São João Del Rei, e se alguém eventualmente tivesse o interesse de ir para lá, certamente já o teria feito pelo concurso de remoção. Eu mesmo conheço e adoro a cidade, tanto que estou indo para uma de perfil parecido.

  5. Parabéns pelo Blog! Com relação ao 8º concurso que está sendo realizado, quantos Analistas de Gestão Pública você acredita que serão chamados para a Bahia? Será que chamam uns 8 no prazo de dois anos? Sei que é difícil fazer uma previsão, mas gostaria de saber a sua opinião. Obrigado!!

  6. Prezado José Barbosa,
    Assumi o cargo de Analista do MPU, especificamente no MPT.
    Você tem alguma sugestão de cursos para fins de alcance dos adicionais de 1%?
    Obrigado,
    Paulo

    1. Na verdade, a ferramenta já está atualizada rsrs… Mas uma nova versão mais interativa vai sair até o final do ano!

      Os valores de quem for reenquadradados estão duas linhas acima daquelas que são marcados em negrito.

  7. José Barbosa, estou em 530 ANALISTA PROCESSUAL DF. Pelas informações que vc tem sobre remoções, etc, vc acredita que dê pra ser chamado em 4 anos?

  8. Boa Noite!

    Meu nome é Rodrigo, sou de BH/MG e passei no oitavo concurso para a UF MT. Estou agilizando a lista de exames médicos e tenho uma dúvida quanto ao exame Machado Guerreiro. Preciso saber se esse exame é o mesmo que Trypanosoma Cruzi, Anticorpos IgG.

    Agradeço desde já!

    Atenciosamente,
    Rodrigo

  9. Mais uma dúvida…

    Eu sou de Belo Horizonte, MG e passei para o Estado do Mato Grosso. Existe a possibilidade de tomar posse em Belo Horizonte?

    Atenciosamente,

    Rodrigo

    1. A posse não pode ser tomada em Belo Horizonte, mas creio que combinando pode enviar toda a documentação por malote, e deixar “tudo pronto” para já ir para MT com tudo certo para tomá-la lá quando já for entrar em exercício, só já tenha o cuidado de deixar tudo pronto assim que já sair a nomeação.

      1. Prezado José Barbosa,

        No 8º concurso eu fiz prova pata Técnico de TI para o Mato Grosso e foram 3 vagas. De acordo com os resultados do último dia 28 eu fiquei em segundo lugar. Portanto tenho direito à nomeação. Hoje eu vi no seu portal o resultado do concurso de remoção e não aparecem vacâncias para o Estado do Mato Grosso.

        Eu pensei que iria ser nomeado logo depois da homologação dos resultados, previsto para o próximo dia 12. Pergunto a você José, como isso pode acontecer uma vez que no edital do concurso 8 estavam previstas 3 vagas e no concurso de remoção não tem vagas.

        Atenciosamente,
        Rodrigo

          1. Oi José,

            Agradeço a informação. Hoje eu sou concursado na UFMG desde 2004. Portanto solicitarei vacância por posse. Eu fiz o 7º concurso para a área administrativa para o ACRE onde era 1V +CR. Fiquei em 16º e já chamaram 6.

            Com o resultado do concurso de remoção publicado hoje exitem mais 4 vagas. Assim acredito que eu possa ser chamado no prazo de validade. Principalmente se for prorrogado por mais 2 anos.

            Se, por exemplo, eu tiver assumido no MT e depois ir para o Acre, como fica a minha vacância na UFMG?

            Agradeço mais uma vez!

            Atenciosamente,
            Rodrigo

          2. Acho que faltou um pedaço aí, em falar o que iria fazer no MT. Você é estável no cargo da UFMG se não mudar de esfera, até que seja aprovado em estágio probatório noutro cargo federal.

  10. Prezado José,

    Eu sou estável aqui na universidade como técnico de TI. No Acre eu fiz para a área admin e no MT para Técnico de TI. Outra dúvida: eu sou formado em C.Computação e não tenho o Técnico de TI. Aqui na universidade, na ocasião, eu não tive dor de cabeça para tomar posse. Você acha que eu tomo posse por via adm eu terei que impetrar um mandado de segurança. Existem várias decisões e entendimentos pacificados uma vez que eu apresento um requisito superior. Mas a via judicial deve ser evitada por causa do estresse.

    Obrigado!

    1. Já me fizeram esta pergunta. Eu ACHO que não. Até porque eu tenho técnico em eletrônica e sou graduado em Análise de Sistemas, sei que Ciência da Computação vê todo o conteúdo do tal curso técnico em um mês e meio, senão antes rsrs… Mas de qualquer forma, até porque nunca houve tantas nomeações assim para este cargo antes, vamos esperar ver as nomeações e ver se alguém noticia algo assim. Acho que não haverá problema, mas o MPU às vezes só aprende algumas coisas na justiça mesmo…

      1. Valeu Camarada José!

        Você arrisca algum palpite a respeito de quando se darão as nomeações? No 7º concurso elas aconteceram logo após a homologação do certame. O que acha?

        Atenciosamente,
        Rodrigo

  11. Caro José Barbosa,
    Fui aprovado no 8o concurso para Analista de Engenharia de Segurança do Trabalho para Alagoas. Porém, lá só tem 2 vagas e sou o 6o. excedente. No ranking nacional sou o 33o. excedente. Como Vc avalia minhas chances de ser nomeado para algum outro estado? Este cargo só tem no MPT ?
    Desde já agradeço aguardo retorno.

  12. Olá José,
    Hj tiveram 2 nomeações aqui para PB e observei o seguinte: Do último CR que teve sobraram 2 vagas, mas no Diário Oficial as nomeações aparecem em decorrência de vagas da lei 12.321/10. Pergunto ainda haverão as nomeações em decorrência das vacâncias do CR? Ou a forma como aparece no Diário Oficial não importa?

  13. Olá José,

    Estou em 428 para o cargo de técnico aqui p o DF… Já nomearam até o 324º (agora dia 14/11/13), faltam 104 p mim. Você tem alguma informação quanto às novas nomeações em 2014? E a quantidade de técnicos que poderão ser chamados?

    Grata,

    Daiane

  14. Boa noite, desde já agradeço. Companheiro você teria uma estimativa de quantos aprovados poderão ser chamado para o DF, cargo 33: técnico administrativo em TI e Comunicação, 8° concurso.

    1. Não uma previsão, mas bastantes vagas, já que é um cargo com alta rotatividade aí neste estado, devido a outras oportunidades com melhores salários.

  15. Olá José

    No fórum foi publicada a informação de que em fev/2014 teremos mais nomeações para técnicos até o 421º… Você pode confirmar essa informação, pois estou em 428º?
    Muito Obrigada

    Daiane

    1. Não sei como está o cronograma para técnicos, mas sei que haverá um concurso de remoção já em janeiro. Normalmente, as nomeações são contidas no início do ano, para que maior número de servidores possa ser nomeado.

  16. Prezado José Barbosa,

    Acabei de receber o e-mail para a Escola da Cidade. Você acredita que a posse eletrônica será em breve?

    Atenciosamente,
    Rodrigo

  17. Jose Barbosa , por favor voce sabe me informar quantos tecnicos administrativos ( 7º concurso ) em santa catarina foram chamados ate agora ? obrigado!!!!

  18. OLÁ JOSÉ!!! VC PODERIA ME DAR UM AJUDA?? É O SEGUINTE SEI Q PELA LEI NÃO É POSSÍVEL FAZER PERMUTAS ENTRE RAMOS DIFERENTES EM MENOS DE 3 ANOS, MAS POR ACASO VC JÁ VIU ISSO ACONTECER??? ESTOU TENTANDO PERMUTAR DO MPF PARA O MPT COM UMA COLEGA, MAS TEMOS MENOS DE 3 ANOS E MINHA PROCURADORA ESTÁ A FAVOR, COMO ELA VAI CONVERSAR COM O PROCURADOR CHEFE DO MPF DO RJ ME PERGUNTOU SE EU CONHECIA ALGUM CASO SEMELHANTE E FIQUEI DE PESQUISAR… SE SOUBER DE ALGO ME COMUNICA???? SERIA DE UMA GRANDE AJUDA!!

    OBRIGADA E ABRAÇOS,
    MÔNICA JUSTO

    1. Sinceramente, desconheço, mas já vi remoção no interesse da administração, que é a alternativa. Se não houver mudança de cidade (o que geraria custos), mas apenas de ramos, acho que poderia conseguir através desta forma, se os procuradores-chefes estiverem de acordo.

    2. Mônica Justus,

      Estou nessa mesma situação. Tenho uma colega que foi nomeada para para uma PRM (que ainda não foi inaugurada), mas está provisoriamente lotada em uma PR. Eu estou lotada no MPT. Ambos estamos lotados no mesmo Estado, porém com menos de três anos. Estamos procurando uma saída para tal situação.

  19. JOSÉ BARBOSA, VC DISSE QUE PERMUTA/REMOÇÃO ENTRE CIDADES DIFERENTES GERARIA CUSTO??? COMO ASSIM??? QUE CUSTOS?? PODERIA ME EXPLICAR??
    OBRIGADA!!!!

  20. Olá!

    Pode me informar se a lista de nomeações do site do MPU (quadro de nomeações) está atualizada. Lá para Técnico tem a nomeação até o 54. Estou perguntando porque sei de algumas exonerações e não consegui achar nenhuma nomeação.

    Você acha que chama mais este ano?

    Obrigada por nos manter sempre atualizados!
    Grande Abraço
    Flávia

  21. Boa noite, em virtude do recém-lançado edital para o Conselho Nacional do MP em DF, gostaria de fazer uma pergunta, o candidato sendo aprovado no CNMP pode pedir para permutar com outro já empossado no MPT ( seja na mesma cidade ou em outra)? Obrigada.

  22. Boa noite, José Barbosa. Sempre fui observador do fórum pcsja, mas sem me cadastrar. Por lá via o que estava ocorrendo nos rumos da categoria e sobre os PLs. Ontem fiquei surpreso ao ver que ele foi cancelado e, pior, sem maiores informações. Vc poderia me dizer o motivo da exclusão do pcsjá? Vc sabe da existência outro fórum para discussão da carreira da categoria? Desde já, agradeço a abertura do canal. Grato, Marcos

  23. Olá, José, por gentileza, você poderia me esclarecer umas dúvidas? sou servidora do TJ/SP, mera Escrevente, ingressei em 2005, tenho 48 anos; em 2021 terei idade e tempo de contribuição para me aposentar, pois averbei tempo contribuído de antes, quando trabalhava na CEF. Estou aguardando nomeação no MPU/PR, Técnico, e estou na dúvida quanto aos requisitos da aposentadoria atualmente, gostaria de fazer um comparativo para decidir se vale a pena eu mudar.

  24. Bom dia José.
    Obrigado pela tabela do aumento do judiciário/mpu.
    Minha dúvida é quanto aos concursos anteriores, o MPU não esta mais dando posse a novos analistas ?
    Grande Abraços
    Angelo Gripp

  25. Bom dia José Barbosa. Gostaria de fazer uma sugestão na produção de um novo sistema, agora para PERMUTAS. Você é muito bom em sistemas, e o seu simulador de remuneração é muito bom, parabéns. Sou servidor do MPF de Jacarezinho, norte do Paraná.

    Então, voltando a falar do sistema de PERMUTAS. Hoje saiu o resultado final do CR e teve uma coisa curiosa que eu percebi e que se houvesse um sistema desses poderia ter facilitado muito para muitos. Foi assim a remoção dos servidores: Londrina/PR para PGR / PR-PR(Curitiba) para Londrina / Cascavel para PR-PR/ Guarapuava para Cascavel / e PGR para Guarapuava. Percebeu que foi uma grande permuta, ou relotação?

    Já havia algum tempo que havia pensado num sistema desses, mas não tenho conhecimento nenhum, ou quase nenhum, para a criação de um sistema assim. A pessoa mais adequada seria você, que já criou um sistema muito bom, tem muito conhecimento e também é muito conhecido pelos servidores do MPU, o que ajudaria na divulgação desse sistema.

    Desde já agraço, JB.

    Atenciosamente,
    Elisandro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *