MPU: Informações importantes aos aprovados

Neste documento, elaborado pelo MPU, estão informações aos candidatos aprovados, muitas delas bastante importantes.

Causa dúvida a informação de que a lotação só será conhecida após o exercício. Tentarei verificar e descobrir como exatamente isto se dará, até porque a quantidade de nomeações esperada (mais de 900, se disponibilizadas todas aquelas em remoção) é algo inédito.

Aproveito para deixar links dos outros documentos mencionados.

27 comentários sobre “MPU: Informações importantes aos aprovados”

    1. O pessoal que será nomeado rápido está dizendo que é melhor aguardar o resultado final para depois reunir a documentação, mas será que a gente não poderia ir adiantando? Por exemplo, os exames clínicos…

    2. sim, e o custo é bancado pelo candidato.

      Acredito em nomeações bastante rápidas, e quem entra em exercício primeiro tem vantagem no futuro quando for tentar remoção.

  1. Olá!

    Primeiramente, quero te parabenizar pelo blog, muito bem feito e uma ótima fonte de informação.

    Eu estava procurando notícias relacionadas a essse último concurso do MPU, pois fui classificada para técnico, e deparei-me com esta notícia neste site: http://www.grupoimpactoweb.com.br/noticias/mpu-novo-concurso-oferta-sera-informada-apos-o-dia-27/

    Fiquei preocupada, pois, se farão um novo concurso, talvez darão prioridade a este. Minha colocação está entre 27 e 30 para o AM, e, pelo que vi no seu post de tira dúvidas, estou enquadrada no “muito provavelmente serão chamados”, mas depois de ler essa notícia fiquei preocupada. A pergunta é: devo me preocupar? Qual o por quê da realização de um novo concurso?

    Obrigada, aguardo resposta.

    1. O novo concurso do MPU será para as especialidades não contempladas no 7ºConcurso (Informática, transportes, segurança e outras atividades de área meio).

  2. Caro José Barbosa, primeiramente, parabéns pelo blog. Sobre ” a lotação só será conhecida após o exercício”, já se sabe do critério que será utilizado pelo MPU? Imagino que (sei que posso estar errada), que será dada a escolha da lotação ao candidato de acordo com a ordem de classificação. Isso porque, no concurso passado, havia a opção, no ato de inscrição, da escolha das cidades. Nesse concurso, não houve essa previsão. Se a Administração buscar um critério aleatório nas lotações poderá preterir a ordem de classificação. Procurei até jurisprudência e vi que ela é forte no sentido de que, na MESMA LEVA de nomeação, deve-se respeitar a classificação para fins de lotação do candidato. Procede o meu raciocínio?

    1. Ainda não descobri. Entretanto, creio que refere-se apenas à lotação dentro da unidade, porque seria inviável aguardar pela decisão de cada candidato nomeado, ou a escolha pela “ordem de chegada” ainda daria mais problemas. Imagine que um candidato que eventualmente ficou em último, mas já tem toda a documentação pronta, chega primeiro e escolhe “o melhor” lugar, enquanto outros servidores, melhor classificados, perderiam boas oportunidades porque não poderiam se desvincular antes. Nem é possível também ficar esperando pela posse de todos os nomeados.

      Creio que a informação foi pensando apenas na PGR, que é imensa e tem diversos setores, mas que em relação aos Estados já é necessário indicar a unidade(cidade) em que o servidor vai atuar.

      Particularmente, sou favorável a que os candidatos tenham como antecipadamente manifestar opção de lotação e as nomeações se basearem nesta prioridade, de acordo com as vagas disponíveis. Entretanto, infelizmente, não é isto que ocorre. De qualquer forma, estamos falando de uma nomeação excepcional, então é aguardar para ver o que acontecerá.

  3. Boa noite, José Barbosa. Fui aprovada para o cargo de técnico e tem uma pessoa com mesma pontuação que a minha. Só dá prá saber a real colocação após a homologação? Fiz para Pernambuco e a colocação foi 7º ou 8º. Vc acha que tenho chances de ser nomeada? Agradeço desde já a atenção.

  4. Parabéns José pelo blog, você é uma mão amiga para nós que precisamos de informações do mpu, que são muitas dúvidas, também passei no técnico no paraná, mas não sei se vou ser chamado devido minha colocação na lista de aprovados, mas enfim… como você fez uma colocação acima, que não existe uma definição clara de como serão chamados os aprovados, fico também na expectativa. O importante é estar bem informado para não perder a oportunidade se ela surgir, pois se fazemos o mais difícil, e na hora “H” perde a oportunidade, aí não dá, não é mesmo? Por isso tenho uma dúvida, essa convocação é feita via correio no endereço do candidato ou temos que acompanhar o diário oficial o site do cespe unb?? abraços desde já agradeço sua atenção.

  5. Olá José, bom dia. Parabéns pelo belo trabalho que você faz … e por minimizar a ansiedade dos desesperados (como eu – rsrsrs). No nosso edital, o valor do salário para técnico consta como quatro mil e pouco. Nas matérias que têm saído sobre o novo concurso ainda este ano, o valor que está sendo sinalizado, para técnico, é R$ 5.285,16. Nós entraremos com este salário ou este é referente a aumentos futuros? Obrigada.

    1. Patrícia,
      Visite http://josebarbosa.com.br/pcs

      Ali tem um formulário simples em que você pode ver o seu salário. Ainda vou melhorar, mas quase tudo o que um servidor ganha já está contemplado ali (exceto auxílio transporte e creche), bem como desconto do plano de saúde.

      Lá é feita uma planilha considerando o salário desde 2012 a 2015, prazo em que teremos um pequeno reajuste, parcelado.

  6. José
    Bom dia!
    Parabéns pela iniciativa de criar esse blog! Muito útil pra nós aprovados!
    Você já tem mais alguma informação de como se dará as lotações? Até agora não entendi essa de conhecer a lotação somente na posse, imagine a situação daqueles que já são servidores efetivos em outros órgãos e terão que se desligar, e se não quiser aquela determinada lotação e preferir ficar no órgão que está??? Sem falar na injustiça que seria um candidato aprovado nas primeiras colocações ir lá pro interior e outro que passou numa colocação posterior ser lotado na capital, sem direito de escolha para o primeiro!!!
    Primeira vez na minha vida de concurseiro q estou vendo isso!
    Amigo a ansiedade é grande sobre esse ponto. Por favor mantenha-nos informado!!

    1. A forma como se dará a lotação ainda não está definida. Existe um boato de que seriam feitas ligações para os candidatos para perguntar qual a opção preferem. Até discordo do que você disse, porque na verdade muitos candidatos em alguns estados já são do interior e teriam interesse em não ir para a capital. Infelizmente, a administração não pensou num meio mais prático de que você pelo menos tivesse a chance de indicar quais seriam suas preferências, o que já facilitaria muito a vida de todo o mundo.

      1. O ideal seria realmente questionar de alguma forma qual a preferência do candidato dentre as vagas disponíveis, assim evitaria insatisfações e injustiças. Mas vamos aguardar! Acredito que Administração definirá uma forma democrática para essa questão. Qualquer novidade post aqui, estamos acompanhado diariamente.
        Um abraço e obrigado!

  7. José,

    antes de qualquer coisa, obrigado pelo blog! Ele tem sido muito útil em vários aspectos!

    Tira uma dúvida pra mim: eu não tenho conta corrente em banco conveniado. Lá no documento consta que eu receberei documento no dia da conferência que me habilitará a abrir uma conta. A pergunta é: se eu apresentar todos os documentos, mas deixar pra abrir a conta depois (com esse documento que eles me derem), ainda assim terei sido empossado ou só sou empossado quando voltar lá com o número da conta, para eles registrarem?

    Obrigado!

  8. Jose
    parabens pelo blog
    minha pergunta é teremos muitas vagas para são paulo?
    estou entre os 250 dá para sonhar com uma vaga
    ou vai depender da LOA de 2013/2014 e do presidente eleito em 2014?
    .
    se for a DILMA provavelmente nomearam muitos nê o PT tem historio de nomear bastante
    em 8 anos de LULA chmaram mais de 150 mil servidores
    se for o PSDB ai a tendencia é chamar poucos nê já que o FHC em 8 anos de mandado chamou 30 mil servidores.
    O que vc acha?

    1. Se quer trabalhar no MPU, entenda definitivamente que o atual governo não nos é favorável.
      O FHC, apesar de ter tirado direitos dos servidores, nos deu um PCS que triplicou o salário, cobrindo com folgas a inflação. O PT sequer deu a inflação oficial. Mais do que isto, com o PT no poder, o judiciário e o MPU enfraqueceram muito, inclusive em retaliação ao Mensalão e outros escândalos de corrupção. A PEC 37 caiu, mas ainda tem a 33 que curiosamente “ninguém” tocou no assunto, e é a mais perigosa, por permitir que o Congresso revise atos do STF, o que seria um tremendo absurdo.
      Vale lembrar que o último PGR que realmente se importou com os servidores foi o Geraldo Brindeiro. Esqueça o que a mídia fala por falar. Não é um Aristides Junqueira, mas pelo menos não deixaria a gente passar pelo sufoco de seis anos sem reajuste, e agora com uma reposição mixaria, que a atual administração nos deixou. Lembrando que nem pela GAMPU de 100% brigaram, que seria um pequeno “afago”, em troca da garantia de mais prédios novos.

  9. Boa Tarde José Barbosa! Parabéns pelo site.
    Eu li nos post que para fazermos os cálculos devo acessar o http://josebarbosa.com.br/pcs, porém não sei como preencher. Logo que somos contratados já temos direito a estas GMPU, etc? Fui aprovada neste ultimo concurso para SP e estou aguardando a nomeação e gostaria de ter uma ideia de qual será o meu salário. Poderia me orientar? grata

  10. Boa tarde José Barbosa, gostaria que vc me tirasse uma dúvida, ouvi um comentário de que nesse próximo concurso do MPU ,o 8º ,não terá para o cargo de analista administrativo. É verdade?? Ótimo iniciativa esse seu site. Obrigada

      1. Sim, e outra coisa, fui aprovada em 15º lugar nesse último concurso do MPU para o estado de Goiás. E para Goiás o número de vagas disponível de imediato conforme foi publicado são 14 vagas. Será que eu posso sonhar em ser nomeada ainda nesse ano??? rs, quem sabe alguém não tome posse e então a px será eu né??? rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *