Usuários de Banco de Dados

São várias as pessoas que trabalham no entorno de um banco de dados .Desde administradores a projetistas, até os usuários que operam efetivamente os diversos sistemas de uma organização, entenda quais são os principais usuários de Sistemas de Banco de Dados e o que fazem cada um deles.

  • Administrador de Dados: é o responsável por definir como os dados corporativos serão utilizados e compartilhados. Sua função é de organizar os dados, não se preocupando com a forma que é feito o armazenamento.
  • DBA – Administrador de Banco de Dados: é a pessoa responsável por gerenciar os SGBDs, dando e retirando concessão de acesso ao banco de dados aos usuários bem como responsável por monitorar seu desempenho, promovendo ajustes com vistas a melhorar a performance ou corrigir eventuais problemas.
  • DB Designer – Projetista de Banco de Dados: é o responsável por definir os dados que serão armazenados nos bancos de dados, formatando a estrutura adequada para o funcionamento do SGBD.
  • Usuário final: são aqueles que efetivamente operam os bancos de dados, através dos sistemas, podendo realizar consultas mais ou menos complexas de acordo com os seus conhecimentos sobre o funcionamento das aplicações e organização do banco.

Existem ainda outros usuários que prestam suporte ou atividades paralelas. Um bom exemplo são os desenvolvedores de aplicações, que utilizam os bancos de dados para os sistemas que desenvolvem, definindo requisitos e estruturas a serem implementadas.

 

2 comentários em “Usuários de Banco de Dados”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *