Simulador do PCS atualizado quanto à MP 805 (aumento das alíquotas do PSS)

O simulador de salários do Judiciário e MPU foi atualizado, considerando os efeitos do impacto financeiro da Medida Provisória 805, que reajustou a alíquota previdenciária para aqueles que recebem acima do teto do regime geral de 11% para 14% (sobre o que exceder).
O referido reajuste não afetará os servidores que se submetem ao regime de previdência complementar: os que ingressaram no serviço público a partir de outubro de 2013 e aqueles que optaram pela migração para o regime.

25 comentários sobre “Simulador do PCS atualizado quanto à MP 805 (aumento das alíquotas do PSS)”

  1. Oi José, que péssima atualização meu caro, ou melhor, que pena que essa é a novidade…
    Os reajustes ficam suspensos até que prazo, você saberia informar?

    1. Os reajustes de 2018 serão pagos normalmente. A questão é que será politicamente inviável aprovar qualquer reajuste antes de 2020, enquanto o executivo ainda estiver recebendo suas parcelas do reajuste.

      1. Muito obrigado pela atualização. José, tendo em vista as incertezas quanto a previdência atual dos servidores, você acha que já vale a pena migrar para Funpresp?(Caso dos servidores que entraram antes de 2013, mas depois de 2003)

        1. É uma decisão pessoal muito difícil, pois envolve decidir hoje sem saber o que ocorrerá em décadas, não podendo voltar para trás. Há argumentos para as vantagens como para as desvantagens. Busque informações a respeito, simule, e determine cenários razoáveis e como agir para cada caso, antes de tomar uma decisão, que por enquanto, está aberta até o meio do mês de julho de 2018.

  2. Desculpe a ignorância, mas em que parte do texto da MP fala que os servidores que entraram após 2013 não serão afetados com o aumento de alíquota de 11% para 14%?

    1. Não fala, e nem é preciso. Uma vez que a alíquota nova só será cobrada sobre o que excede o teto. Os servidores que ingressaram a partir de outubro de 2013, ou que fizeram a migração para o regime de previdência complementar, contribuem apenas sobre o teto e, portanto, permanece a alíquota de 11%, limitado ao teto do regime geral da previdência social.

      1. Obrigado pela resposta! Aproveitando o canal de perguntas. Pesquisei um bom tempo sobre o nosso reajuste de auxílio alimentação e não vi nada! Você tem alguma notícia? Obrigado.

          1. Ola José Barbosa, primeiramente parabéns pelo site. Muito bom.
            Poderia atualizar a calculadora com o reajuste do AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO que tivemos agora no mês de março de 2018, ou seja de, R$ 884 para 910,08.
            Obrigado.

  3. Parabéns pelo simulador, José.
    Diante dessa atualização para cálculo da nova alíquota do PSS, pergunto se seria possível você adicionar a opção da GAS de 25% prevista para servidores que não são Técnico de Apoio Especializado/Transporte e Segurança?
    Um abraço.

  4. Bom dia, José.
    Quando faço a simulação do meu PCS, verifico a existência de incompatibilidades entre os valores. Ex: o valor que efetivamente recebi em novembro aproxima-se do de junho, no simulador. O simulado para novembro dá uma diferença substancial. O equívoco no cálculo poderia vir da Administração?

    1. Mais provável que seja algum erro na informação que você lançou o mesmo do simulador. Basicamente, a informação mais importante é o nível da carreira em que você está, que define o vencimento básico. O resto é automático.

  5. Olá, foi reaberto o prazo para migração para o funpresp. Vi que no seu simulador há a opção de alíquota “Não” na contribuição extra do funpresp. Essa opção é válida para migração? Digamos, estou no rpps hoje com 11% sobre tudo e gostaria de pagar apenas os 11% sobre o teto do INSS e nada mais compulsoriamente.

    1. Sim, exatamente. Você pode optar por migrar para o regime de previdência complementar, mas não é obrigado a aderir à Funpresp-Jud (é opcional). Desta forma, pagaria 11% sobre o teto da previdência do regime geral, hoje, R$ 608,44.

  6. José, parabéns pelo site!

    Você poderia auxiliar na simulação do cálculo do Benefício Especial daqueles que estão em dúvida acerca da adesão ao Funpresp?

    Diogo

    1. É um cálculo difícil e chatinho, as informações não são muito padronizadas. O melhor jeito é pedir à Gestão de Pessoas de onde trabalha maiores informações. No caso do MPF, eles já tem uma metodologia própria de cálculo e te apresentam em poucos dias.

  7. Olá gostaria de saber como funciona o cálculo, já que li e ainda não compreendi.
    Um exemplo seria muito providencial.

    Grata pelo canal de comunicação.

  8. Poderia criar um link para o simulador original sem a atualização da Medida Provisória 805? Já que seus efeitos foram liminarmente suspensos pelo STF desde dezembro/2017..

  9. José,

    Poderia atualizar o seu simulador com a não implantação da alíquota previdenciária como também o reajuste do auxílio alimentação?

  10. Oi José. Agora que a MP caducou, é possível editar o simulador para a versão anterior, sem o aumento do PSS? Obrigado pelo excelente trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *