Erro ao gravar declaração de imposto de renda no Mac? Saiba como resolver!

A partir de amanhã, 06 de março, até o dia 30 de abril, estará aberto o prazo para a entrega de declaração de ajuste anual com o Leão, referente ao famoso Imposto de Renda. Atualmente, a Receita disponibiliza os programas nesta página. Há versões para diversos sistemas operacionais: Windows, Mac OS, Linux, Ubuntu e uma para máquinas virtuais Java.

Erro quando se tenta salvar o arquivo do imposto de renda.

Ocorre que em alguns sistemas, devido às maiores restrições de segurança, podem ocorrer eventuais falhas. Esta dica é válida para os usuários do Mac OS (máquinas da Apple): antes de gravar sua declaração, lembre-se de reparar as permissões em disco. Para isto, é simples: vá em Utilitário de Disco, selecione a unidade em que estão armazenados seus programas (geralmente é única), e clique no botão Reparar Permissões do Disco. Com este simples procedimento, você está autorizando o programa da Receita, que é baseado em Java, a poder escrever arquivos no seu disco local, e com isto poderá salvar a declaração sem maiores problemas. Lembrando que esta dica só é necessária caso você veja a mensagem descrita na imagem acima. 

Captura de Tela 2014-03-05 às 21.03.11

Caso o erro ainda persista, o jeito pode ser apelar para a “força bruta”, atribuindo permissões diretamente à pasta onde fica instalada a aplicação da Receita. Neste caso, abra o terminal e digite o seguinte comando:

chmod 755 ~/Documents
find ~/Documents/ProgramasRFB -type d | xargs chmod 755
find ~/Documents/ProgramasRFB -type f | xargs chmod 644

111 comentários em “Erro ao gravar declaração de imposto de renda no Mac? Saiba como resolver!”

  1. Olá, da primeira vez que reparei as permissões do disco e tentei gravar a declaração não deu certo. Depois fiz o procedimento indicado ao final e também não deu certo. Eu atualizei o java, refiz o procedimento e deu certo. Obrigada.

  2. Sei que é idiota, mas eu tentei tudo q aqui falou e não funcionou, aí fui na tentativa e erro, e uma técnica que funcionou cmg foi de fechar o IRPF2014, reabri-lo, e ao invés de abrir a declaração, clicar diretamente no disquete, apareceu a opção de salvar, assim q eu salvei, o programa salvou normalmente…

    Lógica nenhuma, mas vai entender?

    Tente, não custa nada mam.

    1. É, antes de tentar reparar as permissões no disco, tentei dar chmod sem sucesso algum. Depois reparei as permissões e apliquei o chmod, não resolveu. Aí tentei isso o que tu disse e… foi.

      Parabéns, receita federal. Com todos o dinheiro que tu recebe dos brasileiros, são incapazes de corrigir um bug primário como esse 🙂

      1. Tive o mesmo problema e consegui gravar seguindo a recomendação do Diego. Gravar antes de abrir a declaração. Funcionou e já transmiti. Obrigado pela ajuda a todos.

    2. Diego, valeu mesmo…de idiota sua dica não tem nada…como o pessoal aqui, já tinha tentado de tudo e não tinha resolvido (nem chmod 777 resolveu)…já estava partindo para instalar o programa em uma máquina com Windows quando encontrei sua dica e consegui gravar a declaração…valeu mesmo!

    3. Ano passado tentei o procedimento de reparar a permissão de disco e deu certo, mas este ano foi diferente. A sua informação, que não tinha nada de “idiota”, foi a única que me salvou. Toda informação é sempre válida.
      Muito obrigado, Diego.

    4. Diego valeu a dica, já tinha tentado de tudo….e resolvi pedir para gravar direto sem abrir a declaração e deu certo..valeu….valeu também Jose Barbosa…pois através das suas orientações consegui encaminhar o problema….

    5. Valeu Diego felipe, sua dica funcionou.

      Só abrir o programa e mandar gravar, ai escolhe a declaração.

      Se abrir primeiro a declaração e mandar gravar dá problema de permissão e não grava. Mesmo fazendo a reparação nas permissões do disco.

      Valeu mesmo. Tinha enviado até o erro para a ouvidoria do ministério da fazendo e eles não souberam responder.

    6. Não acreditei….depois de 6 horas tentando de tudo…já desinstalei java e instalei novamente umas 500 vezes….aí de repente esta sua dica deu certo…aleluiaaaaa….Valeu..

    7. Opa, Felipe! Nem acreditei que era só isso. Pra mim deu certo assim tb. Apenas clicando direto em “gravar”, sem abrir a declaração. Essa Receita é sem noção demais!!! Valeu, fera! Você me salvou! Rsrsrs.

    8. Eu estava à mais de 3hs tentando gravar a declaração e dava erro. Ao executar sua ideia não é que deu certo? Que bom que vç compartilhou sua experiência. Já até transmiti a declaração pela Receitanet. Valeu, obrigado!

    9. Diego Felipe,
      Tentei tudo do post. Mas o que me salvou foi sua solução. Talvez até todas elas em conjunto. Mas pra salvar fechei o irpf abri novamente e so cliquei no disket.
      Deve ficar travada em algum ponto da memória sei lá ai não consegue salvar….
      Bem funcionou aos 47 do segundo tempo.
      Valeu galera.

    1. Prezado, este trylock é uma função do java (linguagem na qual é feita o programa da receita). Acredito que deva ter acontecido porque foi dar as permissões enquanto o programa estava aberto (ou alguma aplicação java) e por isto houve este conflito. A melhor solução, acredito, seja remover a aplicação da receita, instalar novamente e aí, com ela fechada, fazer a operação de reparar permissões em disco, ok? Conte os resultados!

  3. Oi,

    Todo ano eu tenho o mesmo problema, e sempre é um sacrifício para conseguir fazer o programa ABRIR!

    Abre uma uma janela dizendo “Erro ao gravar o arquivo TryLock!”

    Alguém consegue me ajudar, nenhuma das dicas funcionou

    Abs

    1. Bom no meu caso não foi necessário de força bruta pois na versão que eu estou 10.9.2 do OS Ten é só fechar o aplicativo da receita 2014 > vá agora no System Preferences > Security & Privacy > e na opção Allow apps downloaded from: marque Anywhere. Pronto inicie o aplicativo que provavelmente irá funcionar. No meu caso funcionou.

      1. Embora esta solução resolva, estará abrindo brechas de segurança pois permitirá que qualquer arquivo seja executável… Após mandar a declaração, recomendo voltar à configuração padrão.

  4. O meu está dando esse erro de TryLock depois que tentei usar “força bruta”. Já desinstalei e instalei o app renovo, mas dá o mesmo erro. O que posso fazer para solucionar?

    1. Tente corrigir isto desta forma:
      Abra o terminal,
      acesse o diretório em que se encontra o arquivo Trylock.txt e altere suas permissões com o seguinte comando:
      chmod 777 TryLock.txt

  5. Dicas muito boas. Fiz todas (relação via utilitário de disco, via terminal, atualização do JAVA), mas nenhuma funcionou de primeira. Só funcionou quando reiniciei o MAC. Então, vale fazer uma reinicializarão após cada etapa.

  6. Caro Jose, muito obrigada por compartilhar tal conhecimento. somente apos este procedimento eu consegui transmitir a declaração.
    foi preciso também reiniciar o computador.

    obrigada mesmo!

  7. Segui todas as dicas, consigo salvar normalmente, porém transmitir está impossivel. A mesangem é: “erro receitanet nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão”

    E agora ?

    1. Em que horário tentou mandar? A receita faz manutenção de seus servidores entre as 3 e 7 da manhã, e neste horário você não consegue conexão com eles.

  8. José, também estou com problemas para abrir o aplicativo. Já desintalei duas vezes, atualizei o Java, redefini as permissões do computador mas ainda recebo o aviso “erro ao criar arquivo Trylock”.
    Existe mais alguma forma de corrigir o erro? Tentei abrir os aplicativos do Receitanet 2013 e 2012 para testar, mas apareceu o mesmo erro.
    Obrigada!

  9. Galera, só para deixar registrado.

    Obrigado pelas dicas, o meu também só funcionou após re-instalar o Receita.Net.

    Perfeito!!

    Abraços a todos!

  10. Meu amigo esse problema persiste aqui comigo no meu windows 7. Ja fiz de tudo e nada ainda. Você pode me ajudar nessa luta??

    Agradeço de coração.

  11. Cara, obrigado mesmo. O meu não deu certo de primeira, mas antes de tentar o “brute force” eu reiniciei o computador, acho que era porque as alterações não teriam efeito com o programa aberto, acredito que a maioria do pessoal que não funcionou de primeira teve esse problema também.
    Agradeço novamente, nota 10 hein!!!

  12. Jose,

    Eu estou tento problema com a instalação do programa IRPF 14! Instalação diz que preciso de uma versão atualizada do Java e não me deixa prosseguir. Já está instalado o Java 7 no meu mac, o próprio site da Receita acusa que tenho essa versão mais recente atualizada, e mesmo assim não consigo prosseguir quando tento instalar. Já pesquisei na net e muitos tem o mesmo problema. Você tem alguma ideia de como posso prosseguir para instalar o programa e não ter problemas?

    Obrigado!

    1. provavelmente você tem alguma versão 6 ainda instalada que está como variável de ambiente. Recomendo, se desconhecer como manipular isto, que desinstale TODAS as aplicações Java, e depois instale uma versão atualizada do Java.

  13. Ótimas dicas! Grato!!
    Apenas para compartilhar a experiência que tive: no meu mac não funcionou só com a reparação do DU. Tive de atualizar o Java e rodar de novo o programa da RFB 2014.

  14. Bom dia, dependendo da configuração do java não permite a gravação; pessoal é só ir em iniciar/todos programas/java/configure java/segurança/abaixar para médio.

  15. Tentei os métodos acima como reparar permissões e também usar as linhas de comando acima. A única coisa que funciona mesmo eh:

    1- reinstalar o programa da Receita

    E pronto.

    Espero que ajude.
    Abracos,
    Alex

  16. Gostaria de agradecer MUITO ao Diego e ao Jose Barbosa!!
    Tentei TUDO QUE SE PODE IMAGINAR.

    Por mais idiota que possa ser, deu certo!!!

    Valeu pela dica!!

  17. É realmente ridícula a pouca importância que a Receita dá para solucionar o problema. Bem, comigo funcionou após o reparo das permissões e a reinstalação do programa a partir do site da Receita. Mas, me tirou boas horas de sono. Viva a Receita do Brasil!

  18. Depois de tentar reparar as permissões através do utilitário de disco, fui direto ao diretório documentosprogramasRFB e, no Finder, dei permissão de leitura e gravação para qualquer usuário. Funcionou.

  19. Prezado Jose Barbosa, estou com um problema mais básico relacionado a essa questão de criar o arquivo TryLock. Eu instalei o programa da receita sem problemas, também atualizei o java e reparei as permissões, porém não consigo nem mesmo abrir o programa. A mensagem de erro vem quando tento abrir o programa! Alguma ideia de como resolve-lo?

    1. Qual a sua versão de sistema operacional? No caso do Mac OS X Yosemite é recomendável instalar o Java “legado”. No meu site há um post sobre como instalá-lo.

          1. Sugiro que faça os seguintes procedimentos:
            Baixe o Java da Apple: eu tenho o link neste post que fiz há algum tempo: http://josebarbosa.com.br/?p=1754
            Ele serviu para corrigir alguns problemas que tinha, inclusive relacionados a programa da receita federal no Yosemite;
            Repare as permissões de disco;
            Desinstale o programa da receita federal;
            Reinicie o computador;
            Tente instalar o programa da receita federal novamente.

  20. Prezado Jose Barbosa, talvez não fui claro antes, mas a versão do OS X que eu tenho é a Mavericks 10.9.5. Ainda não instalei a Yosemite e prefiro fazer isso mais tarde. Fiz todo o procedimento indicado por você, exceto instalar a versão do Java (não consegui faze-lo, entendo que esteja vinculada ao Yosemite), mas segundo o site da receita estou com a versão java correta! Alguma sugestão?

    1. Como eu não tenho certeza ABSOLUTA de que o java legado é para todas as versões a única alternativa é a autorização de arquivo. Utilize o spotlight e tente achar os arquivos trylock, e a partir daí dê permissão de execução para eles.

  21. Reinstalei a mais nova versão do Java para o Mavericks, fiz o procedimento indicado e novamente o mesmo erro. Não houve uma única alteração, a mesma mensagem de erro persiste! Se houver alguma dica adicional, agradeço!

  22. O texto que aparece: java version “1.6.0_65”
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_65-b14-462-11M4609)
    Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 20.65-b04-462, mixed mode)

    Porem no site da receita a mensagem eh a seguinte: “A Máquina Virtual Java (JVM), versão 1.7.0 (ou superior), foi detectada neste computador.”

  23. Prezado Jose Barbosa,

    Primeiramente obrigado pelas sua paciencia e vontade de tentar resolver o meu problema. Infelizmente ainda não consegui! Desinstalei tudo que eh java no meu computador, incluindoo JDK. Instalei a versão 8, atualização 40 (jre-8u40-macosx-x64). Fiz então o procedimento sugerido anteriormente: reparei permissões de disco, desintalei, reiniciei, reinstalei o programa da receita. Novamente recebi a mesma mensagem de erro relacionado ao problema do maldito arquiqvo TryLock!

    1. Carlos, creio que o caso talvez seja de tentar usar a versão multiplataforma, ao invés daquela específica para o Mac.
      O multiplataforma é uma versão portável, que roda em java puro.
      Neste caso, é só ir na mesma página de download da receita, e escolher a versão multiplataforma. Você descompacta o arquivo e para rodar no linux ou mac (que é seu caso), vc dá o comando “exec.sh”.

      Como é portável, só recomendo que após rodar a declaração já faça as cópias de segurança.
      Diga como foi sua experiência! E se não der certo, vamos para o próximo passo!

        1. Ou através do terminal (digitando o comando), ou então através do finder, clique no arquivo exec.sh, aperte command + I (informações), vá até a aba “Abrir com”, escolha a opção “outros” e então escolha o aplicativo Terminal.

  24. Bom dia sr José barbosa,
    Segui a conversa e estou com um problema semelhante ao do Carlos em março do ano passado.
    Como vocês resolveram?
    pode me ajudar?
    Meu OSX é 10.8.5
    desde já agradeço
    abs

    1. Tania, esse ano tive o mesmo problema do ano passado. Tentei todas as sugestões deste blog e de outros que encontrei. Nada deu certo. Então eu baixei a versão multiplataformas e funcionou! Sugiro fazer o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *