Conhece Tício, Mévio, Caio ou Semprônio?

O post de hoje é apenas uma divertida curiosidade que muitos tem, especialmente quem não é da área do Direito, mas por algum motivo na vida estuda Direito Penal e muito provavelmente vai ouvir falar destes nomes: Tício, Caio, Semprônio e Mévio, mas não sabe a origem e a lógica dos nomes atribuídos a estes personagens.

Tício e Mévio - Extraído de http://2.bp.blogspot.com/_o9tlU36pTeA/TUChCB96U8I/AAAAAAAAIaA/i_QXSCgLGAU/s400/mevio_e_ticio.jpg
Tício e Mévio – Extraído de http://2.bp.blogspot.com/_o9tlU36pTeA/TUChCB96U8I/AAAAAAAAIaA/i_QXSCgLGAU/s400/mevio_e_ticio.jpg

Na verdade, a resposta é mais simples do que parece. A origem dos três primeiros nomes vem do italiano, e significam o “Fulano, Beltrano e Sicrano” da nossa língua portuguesa.

Já Mévio, o vilão favorito dos alunos do Direito (e completamente desconhecido pelos de TI, mais afins a Darth Vader) também tem origem italiana, e é o nome de um poeta que viveu no século I A.C.

Confira, abaixo, a definição dos termos, extraída no Dicionário Italiano:

Tizio

sm
nome con cui si indica genericamente una persona o anche qualcuno a cui si attribuisce scarsa importanza (nome pelo qual geralmente significa uma pessoa ou até mesmo alguém que é creditado pobres)

Já os demais foram extraídos do dicionário Devoto-Oli, conforme post no blog da Faculdade de Direito da PUC Maringá

Caio

[Cà-io] s.m. Nome che insieme a Tizio e a Sempronio viene spesso usato per indicare una persona qualsiasi.(Nome que, juntamente com Tício e Semprônio  é frequentemente utilizado para indicar qualquer uma pessoa.)

Sempronio

[Sem-prò-nio] s.m. Nome che insieme a Tizio e a Caio viene spesso adoperato per indicare una persona qualsiasi. (Nome que, juntamente com Tício e Caio é muitas vezes usado para designar qualquer pessoa).

Mevio

Poetastro o critico tanto malevolo quanto incompetente. (Poetastro ou crítica tão malicioso como incompetente.)

 

3 comentários sobre “Conhece Tício, Mévio, Caio ou Semprônio?”

  1. Esses são muito conhecidos hahahaha
    Eles apareceram na prova do mpu…
    E em praticamente todas da fcc..
    O blog está ótimo, José!
    Está me ajudando muitíssimo!
    Tô aguardando nomeação no MPU (165* lugar)

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *